quinta-feira, 14 de março de 2024

Cepa de P. aeruginosa da região amazônica pode ter potencial terapêutico contra o câncer




Cientistas do Instituto Tecnológico Vale – Desenvolvimento Sustentável (ITV-DS), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e de instituições parceiras realizaram um estudo promissor que revela o potencial terapêutico de uma nova bactéria encontrada no solo amazônico, especificamente na região de Paragominas, sudeste do Pará.

A pesquisa destaca a descoberta de uma bactéria de uma cepa da bactéria Pseudomonas aeruginosa, que apresenta propriedades bioquímicas únicas. O composto químico produzido por esta cepa mostrou-se promissor no combate a doenças como herpes e câncer de mama.

A Pseudomonas aeruginosa é conhecida por sua versatilidade e capacidade de adaptação em diversos ambientes, incluindo solos tropicais. Neste estudo, os cientistas isolaram uma cepa específica da bactéria, encontrada na região de Paragominas, e identificaram que ela produz substâncias com potencial terapêutico.

Os resultados preliminares indicam que o composto químico produzido pela Pseudomonas aeruginosa tem propriedades que podem ser exploradas no desenvolvimento de medicamentos para o tratamento de herpes e câncer de mama. Essa descoberta representa uma esperança na busca por novas alternativas terapêuticas, especialmente contra doenças que ainda apresentam desafios significativos no tratamento.

A pesquisa ressalta não apenas o potencial terapêutico da biodiversidade amazônica, mas também a importância de esforços contínuos na preservação do meio ambiente. A conservação desses ecossistemas pode revelar segredos valiosos que podem beneficiar a saúde humana e o avanço da ciência.

Embora ainda sejam necessários mais estudos para entender completamente o mecanismo de ação e a eficácia do composto produzido pela Pseudomonas aeruginosa, esta descoberta representa um passo significativo no aproveitamento do potencial terapêutico das bactérias encontradas na região amazônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiocruz capacita profissionais no sequenciamento de bactérias resistentes

  Equipe do Laboratório do IOC com técnicos de LACENs durante parte teórica da capacitação (foto: Divulgação FIOCRUZ) O sinal de alerta está...